Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Por que visitar a Fundação José Saramago, em Lisboa

Instituição cultural com sede na Casa dos Bicos, em Lisboa, a Fundação José Saramago tem o objetivo de defender e difundir a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Ali, você encontra uma exposição permanente dedicada à vida e à obra de Saramago. Intitulada “A semente e os frutos”, ela se une a atividades culturais como apresentações de livros, representações de peças de teatro, conferências, etc.

O que encontrar na Fundação José Saramago



Além de exposições, recitais e conferências, a Fundação José Saramago reúne, ainda, áudios com entrevistas e vídeo dele.

O escritório de Saramago, com sua escrivaninha e objetos pessoais, além de óculos e máquina de escrever, também faz parte do local.

Construído em 1523, a Casa dos Bicos é um edifício que se inspirou no Palácio dos Diamantes, na Itália.

O piso térreo reúne estruturas que remontam às primeiras ocupações do espaço. Conta, inclusive, com um pedaço da muralha fernandina, tanques romanos destinados à salga de peixes e restos de cercas mouras.

Atrações em volta da Casa dos Bicos



Além do museu em si, há outras atrações nos arredores da Casa dos Bicos, que abriga a Fundação José Saramago.

Em frente à construção está a oliveira que foi levada de Azinhaga, cidade Natal de José Saramago, para Lisboa. Aos pés dessa oliveira foram depositadas as cinzas de José Saramago, no dia 18 de junho de 2011, um ano após a sua morte.

José Saramago foi um escrito português que nasceu em 1922, numa vila chamada Azinhaga. Suas obras mais famosas são “Ensaio sobre a cegueira”, que também ganhou uma versão cinematográfica.

Em 1995, ganhou o Prêmio Camões, um prêmio instituído pelos governos de Portugal e do Brasil. Em 1998, Saramago ganhou o Prêmio Nobel de Literatura.

Localizada no centro de Lisboa, perto da praça do Comércio, a Fundação José Saramago funciona de segunda a sábado, das 10 às 18h. O endereço é Rua dos Bacalhoeiros, 10.


Vale muito a pena se aprofundar na cultura portuguesa e descobrir os encantos de seus escritores.
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp