Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Por que você deve conhecer Évora e os encantos do Alentejo

Évora é um dos destinos mais buscados em Portugal. Localizada no coração do Alentejo, entre Lisboa e a região da Estremadura, reúne lindas paisagens, ótima gastronomia e muita história.

Uma boa dica para conhecer Évora é quando você estiver de viagem entre o Algarve e o norte ou entre Lisboa e a Espanha, perto de Madrid. Reconhecida como patrimônio mundial pela UNESCO, essa cidade data dos tempos romanos, sabia?

Em termos de arquitetura, Évora tem casas brancas, azulejos e varandas. Há diversos edifícios medievais e muitas belezas para se ver.

Quer boas razões para visitar Évora? A seguir, te listamos por que esse lugar é tão especial.

Évora e sua cultura: um retorno ao período barroco

Além das belezas do passado, como o Colégio do Espírito Santo (Universidade de Évora) ou a Rota do Fresco, há edificações modernas que valem a visita.

Exemplos são o Teatro Garcia de Resende, o Conservatório Regional de Évora e os museus, que são uma atração à parte.

O Museu de Arte Sacra da Sé de Évora, o Centro de Artes Tradicionais (antigo Museu do Artesanato) e o Museu de Carruagens te farão se apaixonar por esse lugar e conhecer a fundo as belezas do Alentejo.

Por que vale a pena fazer uma viagem gastronômica por Évora

A gastronomia do Alentejo é das mais ricas de Portugal. Quem aprecia a dieta mediterrânea precisa experimentar os pratos típicos e os deliciosos vinhos locais.

Exemplos de bons pratos locais são ensopado de borrego, cabeça de xara, pezinhos de porco, açorda à alentejana, gaspacho à alentejana, migas com carne de porco, sargalheta e pratos de caça.

As sobremesas também são atração. Trouxas de ovos, pão de ló, bolo de mel, pasteis de toucinho de Arraiolos, pão de rala e outros doces com ovos e amêndoa dão o toque de sabor que faltava.

Gosta de vinhos? Évora é o lugar ideal!

São cinco (de oito) as sub-regiões vitivinícolas do Alentejo que se encontram em Évora. Com a designação V.Q.P.R.D. (Vinho de Qualidade Produzido em Região Demarcada), eles podem ser degustados em inúmeros locais.

Os principais vinhos disponíveis em Évora são os Pêra Manca, Cartuxa e Monte dos Pinheiros, provenientes da Adega da Cartuxa. O espaço dos Vinhos do Alentejo é um bom passeio para quem gosta de boas degustações.

Aventura em Évora para combater a calmaria

Essa cidade é, tradicionalmente, muito calma e relaxante. Entretanto, ela também oferece possibilidades de esportes radicais, como o paraquedismo, o kart ou passeios de bicicleta.

Há, ainda, a possibilidade de praticar esportes náuticos como vela, canoagem, remo, jet-ski e natação nas barragens. O balonismo é outro ponto forte!

O que não falta nessa região são encantos, natureza, boa comida e vinhos de qualidade. Por que, então, não inclui-la em seu roteiro?
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp