Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Porto é eleita a melhor cidade pequena do mundo

Portugal é um dos países mais admirados para se viver em todo o mundo. Disso muitas pessoas já sabem. Agora, Porto foi eleita a melhor cidade pequena do mundo para se viver. Criada pela revista Monocle, a premiação avaliou cidades pequenas com ritmo de vida tranquilo, alta qualidade de vida e boas oportunidades.

Porto Portugal Para a eleição, foram consideradas cidades com, no máximo, 250 mil habitantes. Além disso, a equipe da revista avaliou quesitos como alto índice de qualidade de vida e presença de líderes políticos inteligentes.

Quer entender por que Porto derrotou concorrentes de peso? Acompanhe!

Por que Porto foi eleita a melhor cidade pequena do mundo



A eleição, realizada em 2020, deixou Porto no primeiro lugar da eleição de melhores cidades pequenas para se viver.

Segundo a revista que fez o levantamento, os principais motivos que fizeram Porto se destacar foram:

1 - Qualidade de vida na cidade: a publicação enfatizou a riqueza cultural local, a acessibilidade e a facilidade de conexões com outros locais (o aeroporto Internacional da cidade fica a cerca de 20 minutos do centro);

2 - Boas oportunidades profissionais e de negócios: há muitas indústrias na região, o que faz com que a cidade seja muito importante para a economia do país. Há, ainda, artistas que enriquecem a vida cultural da cidade em muitas áreas;

3 - População: os cidadãos portuenses (também chamados de tripeiros) foram considerados pela revista como trabalhadores, diretos e com um forte senso de pertencimento e comunidade. Isso faz com que a cidade tenha fama de acolhedora;

4 - Lideranças políticas locais inteligentes e confiáveis: o governo da cidade do Porto foi considerado bastante eficiente em garantir boas oportunidades para os moradores e estruturas de funcionamento da cidade.

Por que vale a pena conhecer ou viver no Porto



Porto é uma das cidades mais encantadoras de Portugal. Em 2019, na mesma eleição, a cidade ficou na nona colocação, para um ano depois, ganhar a disputa.

Mais tranquila que Lisboa e com ritmo próprio, Porto tem excelentes qualidades econômicas, culturais, ambientais e de infraestrutura local. O clima e a gastronomia característica da cidade também são destaque.

Certamente, você ficou curioso(a) para saber as outras cidades presentes na eleição da revista Monocle. Depois do Porto, vêm os seguintes locais:

Lovaina, Bélgica;
Itoshima, Japão;
Lucerna, Suíça;
Victoria, Canadá;
Lausanne, Suíça;
Basel, Suíça;
Bolzano, Itália;
Aalborg, Dinamarca;
Bergen, Noruega.

Além das 20 cidades premiadas, a revista também escolheu outras 5 para receber uma menção honrosa. Isso porque os locais se destacaram pelas qualidades analisadas pela revista. São elas:

Wellington, Nova Zelândia;
Stavanger, Noruega;
Bérgamo, Itália;
Victoria, Seychelles;
Ljubljana, Eslovênia.

O grande destaque, no entanto, foi para o Porto, que tem cerca de 220 mil moradores. Trata-se de uma cidade bastante tranquila, com ritmo de vida mais pacato e com índices de violência bem baixos.
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp