Portugal entre os países mais saudáveis para se viver
Portugal figura entre os melhores países para se viver. Espanha e Itália ocupam os dois primeiros lugares no ranking. Portugal ficou na 22ª posição de 169 países avaliados.
Quem indica isso é o índice da Bloomberg, que mede vários fatores que contribuem para a saúde dos países.
Como é feito o cálculo dos países mais saudáveis para se viver?
O estudo se baseia em diversos indicadores como esperança média de vida, acesso à água potável e saneamento básico.
Outro aspecto considerado na pesquisa são penalizações por comportamentos de risco, tais como tabagismo e obesidade.
A Espanha figura na primeira colocação de país mais saudável do mundo. A Itália, que ocupava a liderança anteriormente, ficou à frente da Islândia, terceira colocada.
Portugal figura abaixo de Chipre e à frente de potencias como Alemanha. Isso posiciona a terrinha como um país altamente buscado quando se deseja qualidade de vida.
No top 10 há seis países europeus — só Japão (4.º), Austrália (7.º), Singapura (8.º) e Israel (10.º) são de fora do continente. No outro extremo da tabela, 27 dos 30 países menos saudáveis do mundo são da Africa Subsaariana. Sobraram, então, Haiti, Afeganistão e Íemen.
Países como a Alemanha (23.º), a Bélgica (28.º), os Estados Unidos da América (35.º) ou a China (52.º) ficaram abaixo de Portugal.
Grande parte das razões pelas quais Portugal figura entre os melhores é a dieta pobre em gorduras. Hábitos alimentares mediterrâneos, como os adotados por Espanha e Itália, reduzem o índice de acidentes cardiovasculares.
Que tal viver em Portugal?