Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Portugal produz quase 140 mil toneladas de azeite por ano

Portugal é um dos maiores produtores de azeite do mundo, sabia? Dos 64 produtores de azeite, ele é um dos que possui os melhores recursos para produzi-lo de forma eficiente, segundo uma recente eleição.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, o consumo de azeite em Portugal se manteve estável, atingindo a marca de 7,1 litros por habitante e por ano. Ele ocupa o décimo lugar do consumo mundial, com uma fatia de 2,4%.

Por que o azeite português é reconhecido no mundo



Estima-se que Portugal se torne, na próxima década, o terceiro maior produtor de azeite e o sétimo país com maior área de olival do mundo.

Em menos de 20 anos, a produtividade média de azeitona no país quadruplicou, passando de cerca de 0,5 toneladas por hectare de olival, em 2000, para duas toneladas por hectare em 2018.

Além disso, a produção de azeite subiu de cerca de 40 mil toneladas em 2000 para 134.684 toneladas em 2018.

Outro dado importante diz respeito ao tipo de azeite produzido. Do total fabricado, 72% era virgem e extra virgem em 2005. Em 2017, esse valor saltou para 95%.

Expectativas para a produção do azeite português



Recentemente, o país superou a expectativa de 120 mil toneladas, conquistando um marco histórico de produção de azeite, equiparável ao de 1953.

Agora, entidades ligadas ao setor estimam que as produções médias nacionais possam chegar às 130/140 mil toneladas por ano.


De acordo com entusiastas do azeite português, como a oftalmologista particular Camilla Duarte, o azeite é uma das atrações de Portugal.

Com o visto Portugal é possível descobrir cada pedacinho do país e desfrutar as maravilhas de ser um cidadão português.
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp