Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Quantas cidades tem Portugal e suas populações

Portugal é um país com extensão reduzida em comparação com o Brasil. A terrinha conta com 159 cidades, nas quais residem 4,5 milhões de pessoas.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), as sete cidades com mais de 100 mil habitantes (Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia, Amadora, Braga, Funchal e Coimbra) concentram 14% da população total do país.

Cidades mais importantes de Portugal



Embora Portugal tenha 159 cidades, algumas são mais importantes quando o assunto é movimentar a economia e receber turistas. Veja as principais:

Lisboa

A capital de Portugal é a cidade mais importante do país e que recebe mais turistas. A cidade tem se mantido no topo do turismo em Portugal e ajudado a economia a crescer.

Porto

Porto é uma das cidades mais bonitas do país luso. A cidade é um importante centro financeiro e industrial e também recebe milhares de turistas todos os anos. Já foi, inclusive, escolhida como Melhor Destino Europeu por diversos anos.

Coimbra

A cidade de Coimbra é uma das mais importantes da região central do país. O município histórico já foi capital de Portugal e possui uma das universidades mais antigas do mundo ainda em funcionamento.

Braga

Braga está localizada no norte do país e é uma importante cidade de Portugal. É um importante destino religioso, depois de Fátima. Possui igrejas belíssimas e santuários imponentes.

Faro

Faro é a capital da região do Algarve e uma principais cidades de Portugal. Com foco no turismo, Faro tem aeroporto e importantes eventos do sul do país. Suas exuberantes praias atraem inúmeros turistas para a região.

População e idade dos habitantes de Portugal



Uma das questões que mais preocupa em Portugal é o número de idosos residentes no país. De acordo com algumas Estatísticas Demográficas, em dez anos, o país terá menos de 5 milhões de pessoas com idade para trabalhar.

Em 2080, estimativas indicam que a população em idade ativa será de apenas 4 milhões. O número de idosos e jovens por cada 100 pessoas potencialmente ativas, que em 2017 foi de 55, poderá passar para 94 em 2080 – algo preocupante no país.

Quase todas as regiões portuguesas se enquadram nessa situação, com exceção da Grande Lisboa, que tem ganhado habitantes jovens. Nos oito municípios de Portugal Continental com mais crianças nascidas em 2017, seis são da região de Lisboa: Odivelas, Lisboa, Amadora, Loures, Faro, Montijo e Sintra. Os outros dois são do Algarve - Albufeira e Faro. Alentejo, por outro lado, é o mais envelhecido.


Portugal é uma delícia de país. Vale a pena conhecer cada cantinho desse local.
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp