Quanto custa morar em Portugal?
Muitas pessoas desejam mudar de país, mas, na hora de tomar a decisão, fica a pergunta: quanto custa morar em Portugal?
O custo de vida em Portugal é tema de muita discussão e, por isso, é essencial compreender tudo o que precisa ser avaliado antes de investir na mudança. Preços, aluguéis, gastos com lazer, supermercado e impostos devem ser considerados.
Se você está pensando em se mudar para Portugal, vale a pena conferir nossas dicas e ver se essa ação cabe no seu orçamento. Dá uma olhada!
É muito caro morar em Portugal?
A resposta para essa pergunta é “depende”. Isso porque o custo de vida está diretamente relacionado ao ritmo de vida e gastos que você tem. Além disso, é preciso avaliar a cidade e região em que você pretende morar.
Lisboa, a capital portuguesa, tem alto custo de vida. Porto, a segunda maior cidade de Portugal, também. Entretanto, há outros locais com preços bem mais atraentes.
Falando em Lisboa, aliás, é lá que se concentram as maiores oportunidades de trabalho. Entretanto, os gastos são maiores, o que faz muitas pessoas migrarem para cidades vizinhas.
No Porto, há uma bolha imobiliária também e, por isso, os preços dos alugueis estão muito altos. Com menos oferta de emprego, a região é uma alternativa a Lisboa, porém não tão barata.
Uma dica para quem gostaria de morar nessas grandes cidades é se afastar um pouco do centro. Como em Portugal as cidades não são muito grandes, vale a pena encontrar locais de fácil acesso e mais distantes da zona central.
Quanto custa alugar um apartamento em Portugal?
É claro que os valores diferem de lugar para lugar, mas, em linhas gerais, podemos dividir Portugal em zonas mais caras e baratas.
Lisboa, por exemplo, pode ter apartamentos de dois quartos com aluguel que varia entre 650 euros até 5 mil. Tudo depende da localização, se é mobiliado, luxuoso, reformado, etc.
No Porto, os valores são quase os mesmos. Eles variam de 600 a 3.500 euros e também variam de acordo com a localização, tamanho e qualidade do imóvel.
Existe, ainda, a possibilidade de alugar um quarto em uma casa compartilhada. Nesse caso, os valores vão de 300 a 450 euros mensais.
Que gastos considerar ao se mudar para Portugal
Um casal morando em Portugal gastará de 250 a 350 euros por mês nas grandes redes de supermercado. Entretanto, há inúmeras promoções no site e em folhetos e, por isso, é essencial ficar atento a essas oportunidades.
Outra despesa é com alimentação fora de casa. Em geral, uma refeição normal varia entre 5 e 15 euros.
Já as contas de casa devem contemplar luz e gás (cerca de 60 euros), água (de 20 a 40 euros por mês), TV, internet e telefone (cerca de 50 euros) – tudo considerando um casal.
Transporte público também precisa ser avaliado. Nesse ponto, vale a pena considerar se você fará diversas viagens ou poucas. Isso porque quem viaja muito pode se beneficiar do bilhete mensal, que custa entre 30 e 50 euros mensais.
Academia, gastos com lazer, saúde pública (com seguro saúde), roupas e estilo de vida do casal devem ser considerados para fechar essa conta. Vale destacar que o salario mínimo em Portugal é de 600 euros.
Atenção: Vale ressaltar que estes custos são aproximados e variam diariamente.