Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Queijo Serra da Estrela: tudo sobre o queijo português

Portugal é repleto de delícias gastronômicas. São muitos pratos que merecem ser degustados e, entre as produções da terrinha, está o queijo Serra da Estrela.

Um dos mais antigos de Portugal, esse queijo é produzido desde a época dos romanos. Tanto que o poeta Gil Vicente, que viveu entre 1465 – 1537, já cita a delícia em suas obras.

Vale muito a pena degustar e investir no queijo Serra da Estrela. Se você for a Portugal, não deixe de prová-lo!

Origem do queijo Serra da Estrela



A primeira queijaria que surgiu na região da Serra da Estrela data de 1287. Diz a história que o rei Dom Diniz foi quem a idealizou, porém a delícia chegaria a Porto e Lisboa apenas em 1885.

À época, os exploradores comiam o queijo porque ele oferecia uma grande fonte de nutrientes. Por isso, ele era indispensável nas longas viagens.

A qualidade do queijo Serra da Estrela é tanta que ele foi reconhecido, em 1996, pela União Europeia. Assim, ganhou denominação de origem protegida.

Como é feito o queijo Serra da Estrela



Feito com leite cru de ovelhas da raça bordaleira, criadas na Serra da Estrela, ou da churra mondegueira, esse queijo é curado.

Pode-se encontrar o queijo Serra da Estrela em dois tipos diferentes: semi-mole de pasta amanteigada ou semi-duro.

A primeira opção possui uma tonalidade branco amarelada. Já a segunda tem coloração laranja acastanhada e caracteriza o queijo Serra da Estrela “velho”.

Esse queijo é tão especial porque o local e a forma como as ovelhas são criadas geram um leite de alta qualidade. Ele, por sua vez, é empregado na fabricação do laticínio.

Há, ainda, um método artesanal para confeccionar o queijo Serra Da Estrela. As ovelhas são ordenhadas de forma manual e o leite é filtrado em panos brancos. Depois, o leite é aquecido e salgado. Os produtores adicionam a planta flor do cardo, previamente moída com sal.

A mistura repousa entre 45 e 60 minutos e, depois, é feito o corte manual da coalhada. Realiza-se, então, uma nova filtragem.

Na sequência, o queijo é modelado, prensado e segue para a maturação. Em média, esse processo dura cerca de 50 dias, já que inclui lavagens e viragens constantes.

Em média, um queijo Serra da Estrela de 1 kg é vendido, em Portugal, por 25 a 30 euros (cerca de R$ 120).
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp