Quer pedalar em Portugal? Conheça a Linha do Tâmega
A Linha do Tâmega (ou Ecopista do Tâmega) é uma ciclovia de Portugal que liga Amarante a Arco de Baúlhe, passando por Celorico de Basto. Ela utiliza o caminho da antiga linha de trens, cuja circulação foi interrompida em 1990. Quer pedalar em Portugal?
Inaugurada em 2011, a Linha do Tâmega oferece um percurso bastante plano, com cerca de 40 km que podem ser explorados de bicicleta. Ele passa por Amarante, Celorico de Basto e Cabeceiras de Basto.
Como pedalar pela Linha do Tâmega
O ponto de partida dessa ecopista é a estação de Celorico de Basto. Ali estão reunidos uma pousada e um local para aluguel de bicicletas. Além disso, há um museu no local.
De Celorico para Norte, a Ecopista tem uma extensão de 17Km, até a Estação do Arco de Baúlhe, na qual está instalado um núcleo museológico. Um dos melhores trechos é o que antecede a Ponte de Matamá, em Veade, que oferece uma extraordinária vista sobre o rio Tâmega.
De Celorico para Sul, o percurso tem cerca de 22 Km, até a estação de Amarante. Logo no início, uma reta enorme leva à aldeia de Lourido.
Toda a pista está situada na margem direita do rio Tâmega, passando também por paisagens urbanas e vinícolas. Ali, existem algumas obras particulares como o viaduto de Matamá ou o Túnel de Gatão.
Há, inclusive, quem prefira fazer o trajeto a pé ou até de patins, já que a estrutura do local permite.
Por que visitar a Linha do Tâmega
A pé ou de bike, a Linha do Tâmega é um local que merece a visita de quem gosta de natureza e passeios interessantes.
Com diversos pontos de descanso, belas paisagens, pousada e estrutura para receber os ciclistas, o local recebe, todos os dias, muitos amantes do pedal.
O melhor de tudo é, depois de uma longa sessão pela ex-ferrovia, parar no restaurante ali instalado e degustar os pratos tradicionais da região. Não perca a oportunidade de pedalar em Portugal.