Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Receita do clássico bacalhau português

O bacalhau português é um dos pratos mais tradicionais, reconhecidamente Portugal sabe preparar e servir esse peixe. Existem muitas versões dessa delícia, feitas em todos os locais do mundo, mas vale a pena conhecer a versão clássica para, depois, investir em outras possibilidades. Confira a seguir a receita do clássico bacalhau português.

São necessários alguns ingredientes específicos e disciplina para fazer o bacalhau clássico português. Isso porque ele precisa ser dessalgado com antecedência e receber alguns cuidados especiais.

Quer aprender a preparar? Nós te ensinamos!

Ingredientes do clássico bacalhau português



Para preparar o bacalhau, você precisará de:

2 quilos de lombo de bacalhau dessalgado;
1 quilo de batata inglesa;
1 pimentão vermelho;
1 pimentão verde;
2 cebolas grandes;
Cebolinha e salsa a gosto;
Azeitona preta a gosto;
Folhinhas de manjericão a gosto;
3 tomates italianos médios maduros;
4 ovos;
1 litro de azeite extra virgem;

Reunidos esses ingredientes, é hora de iniciar o processo de cozimento e montagem do bacalhau português.

Cozimento e montagem do clássico bacalhau português



A primeira etapa é dessalgar o bacalhau (deixar o bacalhau de molho por 48 horas na geladeira, trocando a água a cada seis horas). Se você já bacalhau dessalgado, deixar apenas 6 horas na geladeira com leite.

Feito isso, coloque o bacalhau por 5 minutos em água fervente, tire a pele e as espinhas, cozinhe as batatas nessa água do bacalhau e cozinhe os ovos.

Para preparar a travessa de bacalhau, use uma travessa grande para 6 pessoas. Comece forrando com rodelas de cebola, corte as batatas em rodelas grandes e as distribua por toda a travessa, em cima das cebolas, regando com azeite.

Corte rodelas de pimentão vermelho e as distribua pela travessa, distribuindo também os pedaços de bacalhau para cobrir toda a travessa, coloque as cebolinhas e salsa picadas. Regue com azeite.

Distribua as rodelas de tomate e os ovos, enfeitando os tomates com as folhas de manjericão.

Por fim, leve a travessa ao forno por 25 minutos com papel alumínio e, depois, deixe mais cinco minutos sem o papel alumínio, para dourar o bacalhau.

Bom apetite!
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp