Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Santiago de Compostela: por que conhecer o lado português

Santiago de Compostela é uma rota que atrai peregrinos de todo o mundo. Seu caminho é formado por um conjunto de rotas situadas na Europa e, por isso, é possível percorrê-lo por diferentes acessos, incluindo o caminho francês, o português e outros.

Santiago foi, durante a Idade Média, a zona mais antiga e concorrida de todo o noroeste peninsular. Por esse caminho, circularam rainhas, príncipes, pintores, trovadores, artistas e jograis. Também surgiram muitas lendas e narrativas para dar vida à geografia literária medieval.

Se você deseja conhecer melhor o caminho de Santiago de Compostela, veja, a seguir, como é o caminho português – um dos mais realizados quando o assunto é peregrinação.

Como é o caminho português de Santiago de Compostela



O trajeto português de Santiago de Compostela é a segunda rota mais popular. Esse é um dos trajetos mais planos e uma boa opção para quem deseja evitar trechos com muitas subidas e descidas, permitindo que se faça uma rota completa em menos tempo.

No trajeto português clássico de Santiago de Compostela, o início se dá em Porto. Se você optar por Lisboa, são acrescidos 600 km ao caminho. A distância até Santiago de Compostela é de 230 km e a média de dias de caminhada é de 7 a 11 dias.

A estrutura do trajeto é boa, com sinalização adequada e disponibilidade de albergues. Existem, ainda, alguns marcos de concreto, indicando a distância até Santiago de Compostela.

Estima-se que, anualmente, essa rota receba em torno de 13% do total de pessoas que fazem o trajeto.

Dicas para percorrer o caminho português de Santiago de Compostela



A peregrinação a Santiago de Compostela é um desafio físico e mental. Por isso, pede roupas adequadas, muita água, pausas frequentes e boa forma física.

Há muitas pessoas que fazem o trajeto a pé ou de bicicleta. Outras, a cavalo. O importante, aqui, é estabelecer um plano de etapas, percorrendo de 25 a 30 km por dia a pé e 60 a 100 km de bicicleta.

Algumas dicas para não sofrer tanto no caminho português de Santiago de Compostela incluem fazer previamente alguns passeios com mochilas pesadas em montanhas. Você deve vestir algo apropriado para a época, levando em conta a possibilidade de chuva – inclusive no verão.

Use um bordão ou stick de caminhada para ajudar nos terrenos mais difíceis. Várias camadas de roupa leve também ajudam e são isolantes, permitindo que você as retire ao longo do dia, caso esquente.


Preparar-se para enfrentar uma viagem difícil como Santiago de Compostela é fundamental para aproveitar o caminho e concluir, com sucesso, a peregrinação pelo local.
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp