Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Serra da Arrábida: dicas do que fazer lá

Portugal é um país que oferece os mais variados tipos de atrações, para todos os gostos. A Serra da Arrábida, localizada no distrito de Setúbal, a apenas 50 km de Lisboa, é um lugar imperdível para quem gosta de praias e locais paradisíacos.

Com muita natureza (10.800 hectares protegidos), a Serra da Arábida abrange as regiões de Setúbal, Sesimbra e Palmela. Visitar esse local é entrar em contato com o que há de mais bonito, além de desfrutar de momentos de lazer e relaxamento incríveis.

O que encontrar na Serra da Arrábida



Sua flora é muito importante. A serra abriga espécies de vegetação como os maquis, típicos do Mediterrâneo. Nas montanhas, há penhascos de calcários, praias e pinheiros gigantes.

Em termos de fauna, a Serra da Arábida reúne espécies como lobo, veado, javali, lebre, raposa, gato-bravo, perdiz, águia, boneli e o andorinhão real.

Existem muitas atrações no local. Conhecê-las é importante para que você defina qual será o roteiro pela serra. Veja!

Convento da Arrábida: essa área com 25 hectares abriga um convento construído no século XVI, e divido em duas partes: o Convento Velho e o Convento Novo.

O velho fica localizado na parte mais alta da serra, possui com quatro capelas, o conjunto de guaritas dos mistérios da Paixão e diversas celas escavadas em rochas. Já o Convento Novo, que está na meia encosta da Serra, abrange o Jardim e o Santuário do Bom Jesus.

Castelo de Palmela: localizado no distrito de Setúbal, o castelo foi construído a 240 metros acima do nível do mar, e proporciona uma vista deslumbrante.

Portinho da Arrábida: com areias finas, brancas e água do mar cristalina, essa praia está rodeada pela rica vegetação. É perfeita para descansar e praticar mergulho, lembrando que a pesca dentro do Parque é terminantemente proibida.

Praia da Figueirinha: com uma extensa faixa de areia branca e águas claras, essa é uma das praias mais procuradas pelos turistas. Além de ser ideal para banho, também é ótima para praticar o windsurf.

Castelo de Sesimbra: esse local tem uma vista única para a baía e o vale de Sesimbra. Trata-se de uma construção medieval, que já sediou diversas lutas entre mouros e cristãos, e que foi conquistada por muçulmanos no ano de 1200.

Praia de Galapos: conhecida pelas águas calmas, tranquilas e azuis, por sua estreita faixa de areia dourada e pela rica vegetação dessa região, a praia de Galapos é perfeita para banho.

Cabo Espichel: localizado a oeste da vila de Sesimbra, é o grande marco da extremidade sudoeste da península de Setúbal. Reúne o conjunto do Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mua, Ermida da Memória, Terreiro no Cabo Espichel, Casa dos Círios, Cruzeiro, Aqueduto no Cabo Espichel e a Casa da Água.

Rota dos Vinhos da Península de Setúbal: amantes do enoturismo desfrutam de excelentes rotas nos distritos de Palmela, Setúbal, Montijo e Alcácer do Sal, que contam com 15 adegas. As visitas abrangem os passeios pelas vinhas, degustações e até almoços e jantares.

Como chegar e quanto ir à Serra da Arábida



A melhor época para aproveitar a Serra da Arrábida é no final da primavera e durante o verão europeu, nos meses de junho a setembro.

Há diversas maneiras para explorar as áreas protegidas dessa região. Os trajetos incluem:
1. Por Setúbal – Entre pela N10-4, em direção à praia de Albarquel;
2. Por Sesimbra – Pela N379, entre pela direção ao cabo Espichel;
3. Por Palmela – Seguindo a N379 em direção a Sesimbra, passe pela Vila Nogueira de Azeitão (N10) e Aldeia de Irmão e, então, siga pela N379-1 na direção de Arrábida.

Gostou das dicas? Que tal explorar as vantagens de ser um cidadão português?
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp