Vale a pena viajar no inverno para Portugal?
Portugal é reconhecido como um dos países com temperatura mais amena da Europa. Entretanto, mesmo na terrinha o inverno pode ser rigoroso – o que exige algumas medidas para se proteger.
O inverno em Portugal tem início no dia 21 de dezembro e se estende até 20 de março. Nessa época do ano há apenas nove horas de luz do sol natural e, por isso, os dias ficam mais curtos.
Essa estação também é marcada pelas chuvas, que podem ocorrer por vários dias seguidos. Em cidades como Lisboa, onde a temperatura é mais quente, pode-se experimentar temperaturas entre 8 e 14°C.
Como é o frio ao norte de Portugal
O norte de Portugal tem frio bem mais intenso. Quem busca neve e temperaturas negativas encontra isso na Serra da Estrela, por exemplo.
Porto também é mais frio do que Lisboa, com clima mais úmido. Outras opções são Guimarães, Braga, Viana do Castelo e Ponte do Lima.
Nessa época do ano, ventos fortes e dias frios são marcantes. Por isso, é fundamental se preparar com as roupas certas e até uma galocha para não molhar os pés.
Por que ir a Portugal no inverno
Além de o frio não ser tão rigoroso quanto em outros países europeus, há outras tantas vantagens de se conhecer Portugal no inverno.
A primeira delas é que os lugares ficam menos lotados e dificilmente será necessário enfrentar filas para visitar atrações turísticas.
Tudo fica mais barato no inverno português, com os famosos saldos em janeiro.
Se você gosta de queijos e vinhos, essa certamente é a melhor estação para adquiri-los. Eles estão muito mais em conta!
O inverno de Portugal pode ser muito charmoso e gostoso. Visite a terrinha nesse período!