Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Veja como trabalhar em TI em Portugal

trabalhar TI em Portugal Quem atua no segmento de Tecnologia da Informação e busca oportunidades fora do Brasil tem, em Portugal, uma boa opção. Isso porque a área está aquecida na terrinha e há muitas contratações não apenas lá, mas em toda a Europa.

Antes, porém, de se candidatar a vagas e iniciar a busca por trabalhos, é importante conhecer as melhores cidades para se trabalhar com TI, como montar o currículo, média salarial e outros pontos.

Veja, a seguir, veja como trabalhar em TI em Portugal!

Como trabalhar com tecnologia em Portugal



Portugal é um país bastante aberto para profissionais de TI. Lisboa, a capital do país, tem boas oportunidades de trabalho, mas há outros locais com empresas que também empregam brasileiros.

Quem deseja trabalhar com TI em Portugal precisa ter uma boa formação, preparar bem o currículo e falar inglês. A maioria das empresas exige fluência no idioma e, por isso, é essencial aperfeiçoar o conhecimento do idioma.

Depois de conseguir a vaga, você precisará solicitar o visto de trabalho (a Horizon te ajuda nisso e na cidadania) e fazer as malas!

Antes disso, porém, é importante preparar o currículo para o mercado de trabalho português. Países da União Europeia exigem um modelo de currículo padrão, chamado Europass.

É preciso adaptar o seu de acordo com esses padrões se quiser procurar emprego em Portugal. O site Europass te ajuda nesta tarefa. Basta preencher os dados e montar seu currículo.

Onde encontrar vagas de TI em Portugal?

Adaptado o currículo, é hora de buscar as vagas de TI em Portugal. O melhor lugar para fazer isso é através dos sites de emprego em Portugal, no LinkedIn e até mesmo na plataforma Europass, que oferece um recurso para pesquisar por vagas no país e em toda a União Europeia.

Vale, ainda, informar-se sobre as principais empresas que atuam com TI no país luso. Publicações como o ranking de 2020-2021 de melhores empresas para trabalhar em Portugal ajudam muito nessa hora!

Aliás, devido às grandes demandas por profissionais de TI, o país lançou em 2018, o programa Tech Visa Portugal para agilizar o processo de solicitação do visto para aqueles que conseguem uma colocação no mercado.

Antes de tudo, é preciso que a empresa responsável pela contratação esteja credenciada ao programa. Ela, então, deve emitir um termo de responsabilidade, que conta com um código de validação e registrá-lo no IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação de Portugal).

Empresas que não fazem parte do programa exigem que o profissional entre com o pedido de visto de trabalho regular, que pode ser um pouco mais demorado.

Empresas que contratam profissionais de TI em Portugal

O mercado de TI está bastante aquecido em todo o mundo. Há muitas empresas que contratam esse tipo de profissional e, entre as grandes, podemos listar:

  • Mercedes-Benz;
  • Nestlé;
  • Huawei Tech;
  • Siemens SA.


Além destas, existem outras tantas que contratam profissionais de TI. Entre os perfis mais buscados, estão:

  • Engenheiro de Software;
  • Segurança da Informação;
  • Web Developer;
  • Business Intelligence Analyst;
  • Programador ERP.


Sobre remuneração para profissionais de TI em Portugal, é importante saber que ele varia de dois a quatro salários mínimos, dependendo da experiência profissional. Por isso, gira em torno de 1.330€ a 2.260€.

Na comparação com outros países europeus como Alemanha, Bélgica, França e Holanda, o salário é menor, porém o custo de vida também é mais baixo.

Entretanto, a oportunidade pode ser vista como uma abertura para melhores possibilidades!
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp