Vinho verde e o verão: combinação perfeita em Portugal
Os vinhos verdes são tradicionais de Portugal. Fresca e gostosa de ser consumida, essa bebida tem o nome “verde” em sentido contrário a “maduro” e, por isso, deve ser consumido ainda jovem.
Bastante leve, com teor alcoólico mais baixo, digestivo e bebido gelado, o vinho verde é ideal para ser tomado no verão português. Com saladas e frutas, forma o par ideal, bem como quando servido com peixes, como o bacalhau.
Típico da região noroeste de Portugal, o vinho verde tem uma longa história. Que tal conhecê-la?
Por que o vinho verde tem esse nome?
O vinho verde, obviamente, não possui essa cor. A origem de seu nome tem duas versões, sobre as quais falaremos a seguir.
A primeira delas é de que as uvas da região, mesmo quando maduras, têm elevado teor de acidez, produzindo líquidos com a aparência de uvas colhidas antes da correta maturação.
A outra teoria é que esse nome significa "vinho de uma região verde", ou seja, o nome deriva da paisagem local, repleta do verde das terras.
Tudo indica que o termo vinho verde provém da união entre o clima e as antigas técnicas de viticultura locais. Isso significa que esse vinho tem essa denominação porque é, de fato, feito de uvas verdes.
Até 1946, a legislação vitivinícola portuguesa dividia os vinhos nacionais entre “verdes” e “maduros”.
Tipos de vinho verde
Como falamos acima, o vinho verde não tem essa coloração. Existem alguns tipos da bebida, sobre os quais falaremos a seguir:
Brancos: harmonizam-se bem com saladas, peixes, mariscos, carnes de aves e pratos da culinária oriental. Também podem ser servidos como aperitivo.
Rosados: com aromas mais intensos, são servidos como aperitivo ou acompanhando sobremesas.
Tintos: mais encorpados, combinam com pratos da gastronomia regional, como arroz de lampreia, bacalhau com migas, tripas à moda do Porto, etc.
Espumantes: servidos com entradas e todo tipo de canapés, bem como pratos de peixe, carne, mariscos e comida oriental.
Vinho verde e altas temperaturas são uma delícia, né?
Que tal experimentar essa bebida diretamente de sua origem?