Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Vinho verde e o verão: combinação perfeita em Portugal

Os vinhos verdes são tradicionais de Portugal. Fresca e gostosa de ser consumida, essa bebida tem o nome “verde” em sentido contrário a “maduro” e, por isso, deve ser consumido ainda jovem.

Bastante leve, com teor alcoólico mais baixo, digestivo e bebido gelado, o vinho verde é ideal para ser tomado no verão português. Com saladas e frutas, forma o par ideal, bem como quando servido com peixes, como o bacalhau.

Típico da região noroeste de Portugal, o vinho verde tem uma longa história. Que tal conhecê-la?

Por que o vinho verde tem esse nome?



O vinho verde, obviamente, não possui essa cor. A origem de seu nome tem duas versões, sobre as quais falaremos a seguir.

A primeira delas é de que as uvas da região, mesmo quando maduras, têm elevado teor de acidez, produzindo líquidos com a aparência de uvas colhidas antes da correta maturação.

A outra teoria é que esse nome significa "vinho de uma região verde", ou seja, o nome deriva da paisagem local, repleta do verde das terras.

Tudo indica que o termo vinho verde provém da união entre o clima e as antigas técnicas de viticultura locais. Isso significa que esse vinho tem essa denominação porque é, de fato, feito de uvas verdes.

Até 1946, a legislação vitivinícola portuguesa dividia os vinhos nacionais entre “verdes” e “maduros”.

Tipos de vinho verde



Como falamos acima, o vinho verde não tem essa coloração. Existem alguns tipos da bebida, sobre os quais falaremos a seguir:

Brancos: harmonizam-se bem com saladas, peixes, mariscos, carnes de aves e pratos da culinária oriental. Também podem ser servidos como aperitivo.

Rosados: com aromas mais intensos, são servidos como aperitivo ou acompanhando sobremesas.

Tintos: mais encorpados, combinam com pratos da gastronomia regional, como arroz de lampreia, bacalhau com migas, tripas à moda do Porto, etc.

Espumantes: servidos com entradas e todo tipo de canapés, bem como pratos de peixe, carne, mariscos e comida oriental.


Vinho verde e altas temperaturas são uma delícia, né?

Que tal experimentar essa bebida diretamente de sua origem?
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp