Euro Cotação Euro
São Paulo
Lisboa
Notícias
Ler todas as notícias

Por que o bacalhau é famoso em Portugal?

É impossível falar e bacalhau e não relacionar esse prato a Portugal. Mas, afinal de contas, por que esse alimento é tão famoso na terrinha?

Falar de bacalhau remete a família, Natal, descobrimentos portugueses e memórias. O peixe está diretamente relacionado à cidade do Porto e surgiu no século XVI e sua pesca está diretamente ligada ao sucesso das viagens marítimas portuguesas.

Anteriormente pescado nas costas da Terra Nova (atual Canadá), o bacalhau é um peixe de água fria. Por isso, era conservado no sal para suportar a longa viagem de regresso.

Como o bacalhau se popularizou em Portugal



Com o passar do tempo, o bacalhau deixou de ser pescado pelos portugueses e foi abastecido pelo bacalhau inglês.

Como a carne era bastante cara e havia problemas de abastecimento de peixe fresco no interior do país, o bacalhau tornou-se um alimento das camadas mais populares. Dessa forma, a produção interna do bacalhau foi estimulada para reduzir a dependência das importações do peixe.

À época, toda a operação era controlada pelo Estado, que fixava os preços, garantia a mão de obra barata e disciplinada. Além disso, ele providenciava financiamento barato aos navios e condicionava as importações.

Em 1942, implementou-se um programa de renovação da frota bacalhoeira, que passou de 34 navios (1934) para 77 (1958). Assim, em algumas décadas, mais de 80% do consumo de bacalhau em Portugal era assegurado pela produção interna.

Importância do bacalhau para os portugueses



Atualmente, Portugal tem uma frota de 13 bacalhoeiros, que pescam nas águas da Terra Nova, da Noruega e de Svalbard.

Os países para os quais Portugal mais exporta bacalhau (salgado seco e ultracongelado) são Brasil, França, Angola e Itália.

Considerado um peixe magro, o bacalhau é uma fonte de ácidos gordos polinsaturados, com destaque para o ômega 3, que protege o sistema cardiovascular.

Há inúmeras formas de se preparar o bacalhau, dependendo da sua preferência. Podem ser adicionados natas, maionese, manteiga ou óleo, além de outros ingredientes como batatas, pimentão, ovos e muito mais.

Agora que você já conhece mais sobre a história do bacalhau português, que tal saber se você tem direito à nacionalidade portuguesa?
Desenvolvido por Empresa de Sites
Fechar
WhatsApp Denise Marques
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp